Se é tutor de um patudo já deve ter ouvido falar de várias atividades que melhoram o bem-estar do seu companheiro, como corridas matinais, natação, circuitos de agilidade, entre outros. Mas e yoga para cães? Sim é isso mesmo que leu!
Como tutor de um cão sabe que estes fiéis companheiros são extremamente ativos e brincalhões. Assim, uma boa forma de gastar energia é praticar diversas atividades físicas, como correr. Contudo, libertar energia não tem de ser sinónimo de exercício físico. E é exatamente aqui que entra o Yoga para cães.
Sendo o yoga uma atividade de relaxamento e bem estar, é uma ótima técnica para acalmar o seu patudo e ajudá-lo a ultrapassar períodos conturbados da sua vida. Assim, é possível promover bem estar ao seu companheiro, libertando energia e tensões que podem prejudicar o seu dia-a-dia.
Mas afinal, o que é o yoga para cães e que benefícios pode trazer ao seu companheiro de quatro patas ?
Acompanhe-nos e descubra tudo o que precisa de saber sobre yoga para cães e como deixar o seu amiguinho super zen!
Nunca ouviu falar deste tema, pois bem, não só é uma realidade cada vez mais comum pelo mundo inteiro, como tem nome próprio: Doga. Esta prática iniciou-se nos Estados Unidos da América e o nome surgiu da junção das palavras “dog” (cão) e “yoga”.
Assim, yoga para cães refere-se a exercícios praticados por si e pelo seu patudinho. Esta atividade oferece diversos benefícios tanto para tutores como para os seus companheiros. Aliás, esta prática estabelece vínculos ainda mais fortes entre o tutor e os animais de companhia, aumentando a confiança, amor e respeito mútuo.
A prática de yoga com cães é bastante terapêutica e permite que descubra técnicas para acalmar o seu companheiro. Além disso, esta atividade cuida da saúde física e mental dos animais de companhia, ajudando a controlar sintomas de problemas como, ansiedade, stress e agitação no geral.
A Doga funciona de uma forma muito similar ao yoga tradicional, a grande diferença está justamente nas posições executadas, que aqui são realizadas com a companhia do seu patudo. Durante a sessão o seu amigo de quatro patas interage consigo, realizando também, diversas posturas.
Com uma pitada de criatividade, pode incentivar o seu patudo a executar algumas posições de yoga. Na verdade, muitos animais de companhia tendem a imitar inatamente algumas posições dos seus tutores, como é exemplo o adho mukha svanasana, postura comumente conhecida como “cão a olhar para baixo”. Nesse sentido, o seu amiguinho estica as patas para a frente e coloca a cauda para cima, alongando a coluna e relaxando o corpo!
Por outro lado, alguns praticantes de Doga tendem a utilizar o peso de cão como um peso extra para os exercícios de força e estabilidade, este comportamento é desaconselhado. Deste modo, tenha cuidado para que o seu bichinho não se magoe e garanta que está seguro durante toda a prática. Assim, a melhor forma de abordar o yoga para cães é com naturalidade e respeitando os limites do seu companheiro.
Por fim, permita que o seu patudo desfrute de um momento de relaxamento na sua companhia, será positivo para ambos. Além disso, muitos instrutores de Doga acreditam que a prática de yoga para cães provoca uma troca de energias entre tutores e companheiros, criando uma atmosfera de harmonia e amor.
Nem sempre o seu patudo tem de fazer parte da sua prática. Assim, o seu bichinho pode ser apenas observador do seu momento de exercício, partilhando uma aura de relaxamento. Contudo, mesmo nesta posição existem cuidados que deve ter em conta, principalmente em posições de estabilidade, como a posição do guerreiro. Nesse sentido, quando realizar yoga perto do seu patudo é natural que ele ache os seus movimentos e posições estranhas, principalmente se for um cão jovem ou curioso. Consequentemente, ele tentará ajudá-lo. Ignore-o quando ele aproximar o focinho ao seu rosto. Este comportamento repetido vai levar ao desinteresse do seu patudo sobre as suas posições.
Caso aprecie partilhar este momento com o seu patudo, pratique yoga após um longo passeio. Assim, o seu patudo estará cansado e pode observá-lo calmamente enquanto pratica o seu exercício. Se depois de todas estas táticas o seu patudo continuar curioso com as suas posições, ofereça um brinquedo ou um snack para o distrair.
Para iniciar esta aventura pelo mundo do yoga, o seu patudo deve conhecer os comandos básicos, como por exemplo, “senta” ou “fica”. Caso o seu patudo tenha um instinto de caça muito acentuado, dificilmente conseguirá executar yoga ao ar livre, pois será constantemente incomodado por estímulos externos. Assim, a vertente de yoga que escolha deve adaptar-se a si e ao seu companheiro.
Por fim, a prática de posturas sob coação ou stress, são altamente desaconselhados. Além disso, os exercícios que escolhe devem, também, ser adequados ao tamanho e peso do seu patudo.
Muitos tutores têm dúvidas sobre qual a melhor forma de acalmar os seus companheiros. Assim, práticas simples como Doga podem fazer toda a diferença para diminuir a ansiedade do seu cão. Afinal, o yoga para cães visa desenvolver a paz interior do seu amiguinho.
Nesse sentido, os momentos de prática contribuem para gastar energia acumulada, consequentemente, reduz sintomas relacionados com ansiedade e stress. Além disso, fortalece o vínculo tutor-patudo e aumenta a autoconfiança em animais de companhia mais inseguros.
Deste modo, os alongamentos da Doga são benéficos para as articulações e aumentam a flexibilidade do seu patudo. Contudo, se o seu companheiro já apresenta problemas de articulações, deve consultar um médico veterinário antes de iniciar a prática de Doga.
Por fim, animais que apresentem algumas manias ou traços comportamentais, como latidos excessivos ou demasiada agressividade, podem conseguir eliminar estas atitudes do seu dia-a-dia, através do Doga.
Em suma, yoga para cães é uma prática repleta de vantagens para si e para o seu companheiro, enchendo as vossas vidas de harmonia, amor e muitas asanas!