Maravilhoso Camaleão

Existem poucos répteis tão fascinantes como o maravilhoso camaleão. Assim, é frequente que ao olhar para estes seres nos relembrem pequenos dinossauros. Contudo, pode ter a sua razão, sendo que o camaleão surgiu há milhões de anos na Terra.
O maravilhoso camaleão pode ser um excelente animal de companhia, principalmente se procura um animal com habilidades peculiares. Assim, não se espante se ao observar o terrário não o consiga ver, visto que uma das suas grandes características é a camuflagem.
Mas não é só por este traço que o camaleão ganhou a sua fama, os seus atributos físicos também causam curiosidade. Desde uma cabeça angulosa, olhos que se movimentam de forma independente ou até a sua língua expandida, tudo nos camaleões causa espanto e fascínio.
Ao longo deste artigo vamos explorar o mundo do maravilhoso camaleão, o seu comportamento e hábitos.
Acompanhemos e descubra mais sobre estes mágicos répteis.

 

Camaleão 

Os camaleões são animais vertebrados, que pertencem especificamente ao grupo dos lagartos. Contudo, estes pequenos seres têm a sua própria família, a Chamaeleonidae. Ainda dentro desta família podem dividir-se em camaleões propriamente ditos ou em pequenos répteis originários da África Central e do Madagáscar, denominados de Broolesiinae.
Porém, a maioria destes animais pertence à família Chamaeleonidae, os típicos camaleões que encontramos em arbustos e árvores.

Habitat dos Camaleões

Como referido anteriormente, existem provas que estes pequenos répteis existem pelo menos desde o período Cretáceo. Contudo, ao contrário do que acontecia há milhões de anos, os camaleões habitam apenas em alguns locais do planeta Terra.
Atualmente, encontram-se principalmente na África Central e no Madagáscar. Além disso, é possível encontrar pequenas populações no Sri Lanka, Médio Oriente, ilhas Mediterrâneas e no Sul da Península Ibérica, como é exemplo a zona do Algarve.
Os camaleões são muito adaptáveis por isso é natural que vivam tanto em ambientes tropicais como desérticos. Caso queira encontrar um camaleão no seu habitat natural basta que procure entre os ramos das árvores ou em arbustos rasteiros. 

 

Fisionomia

Considerados répteis impressionantes e até excêntricos, os camaleões são conhecidos por possuírem diversas cores. Contudo, existem algumas espécies que apenas têm uma cor ,tornando-se um animal bastante discreto.
Conforme a espécie, os camaleões podem apresentar anatomia diferente. Assim, existem camaleões com focinhos alongados ou até pequenos chifres na zona do nariz. Bem como escamas em forma de serrilha ao longo da coluna, na garganta ou na barriga. Nesse sentido, pode-se dizer que os camaleões têm mil e um aspectos diferentes.
A cauda destes animais pode ser bastante comprida, atingindo uma vez e meia o tamanho do corpo, tendo como função agir como uma garra.
Por fim, as patas em forma de pinça com escamadas especiais agem como adesivos, possibilitando assim que os camaleões escalem árvores e arbustos. 

Olhos

Os olhos destes répteis são umas das características que causa mais curiosidade aos tutores. São telescópicos e movem-se independentemente em todas as direções. Assim, o camaleão consegue ter uma visão de 360º do ambiente que o rodeia. 
A sua estrutura ocular gira dentro de torreões abobados, sendo completamente protegida pelas pálpebras, que apresentam um pequeno orifício no centro para a pupila. Além disso, os olhos dos camaleões conseguem aumentar qualquer aspecto do ambiente que os envolve, como se tivessem um zoom incorporado no olho. Esta capacidade visual impressionante ajuda-o a projetar a língua no momento em que captura a presa. 

Língua 

Esta é sem dúvida a característica mais popular dos camaleões, a língua extremamente comprida. Este órgão muscular apresenta uma textura pegajosa e com muita força, através do qual o camaleão consegue capturar em segundos a sua presa. Assim, a rapidez e força com que o camaleão projeta a sua língua provoca um efeito de sução impedindo a presa de fugir.  

 

Comportamento

Os camaleões têm comportamentos bastante peculiares, como é exemplo a sua forma de comunicar. Estes pequenos répteis, além de alterarem a cor, ainda emitem sons semelhantes a assobios, incham o corpo e efetuam movimentos com a cauda. Caso seja tutor de um camaleão, aconselhamos que não partilhe o espaço com outros animais, uma vez que este réptil no seu habitat natural vive sozinho e o facto de estar inserido num grupo pode levar ao aumento dos níveis de stress

Mimetismo

O mimetismo é o mecanismo que permite os camaleões de alterarem a sua cor, e nisso sabemos que eles são reis!
Cada espécie de camaleão tem a sua própria paleta de cores e padrões, como tal é natural que a tonalidade destes bichinhos altere de indivíduo para individuo.
Assim, estas alterações são utilizadas para indicar estados emocionais ou de saúde do camaleão e não tanto para se camuflarem. Nesse sentido, as fêmeas comunicam, entre outras situações,  através da sua cor a disponibilidade para acasalar. Por outro lado, os machos podem expressar sentimentos de poder ou posse de território. Além disso, estas alterações de cor podem significar falhas no sistema imunitário, resultantes de algumas patologias. 

 

Alimentação

Relativamente à dieta os camaleões alimentam-se de comida viva, como por exemplo gafanhotos, grilos ou baratas. Além disso, também consomem frutas. A frequência com que se alimentam depende da sua idade. Assim, se for um camaleão adulto alimenta-se a cada dois ou três dias, já se for jovem comem todos os dias. 

 

Conselhos para os tutores

Se pretende adotar um camaleão é fundamental informar-se antecipadamente sobre os cuidados e necessidades destes. Assim, garanta um local silencioso para o seu camaleão, de forma a que não seja perturbado durante a noite com luzes ou vibrações. Por outro lado, a maioria dos camaleões necessitam de um elevado nível de humidade, certifique-se de borrifar regularmente o terrário. Além disso, necessita de garantir que o terrário tem paredes de vidro revestidas a cortiça, iluminação artificial e  plantas com alguma altura para que o camaleão consiga escalar. Por fim, o fundo do terrário deve ser coberto por areia e turfa. 

Em suma, o camaleão é um réptil fascinante e mágico que evolui por milhares de anos carregando consigo um enorme nível de adaptabilidade e sabedoria. Deixe-se encantar pelo maravilhoso camaleão!