O cavalo é um animal que causa fascínio na grande maioria das pessoas, contudo não é qualquer pessoa que identifica e compreende o comportamento dos cavalos.
Os cavalos são um dos animais mais sensíveis do planeta, assim são capazes de sentir qualquer estado de nervosismo ou de irritabilidade de quem o rodeia.
Existem inúmeros relatos que comprovam a percepção extra sensorial dos cavalos, que para muitos é considerada como um sexto sentido.
Assim, para que o tutor comece a compreender o comportamento dos cavalos, basta que desenvolva a sua capacidade de observação.
Ao longo deste artigo, vamos abordar a linguagem e comportamento dos cavalos, como identificar os sinais e qual o seu verdadeiro significado.
Para que o tutor compreenda melhor a linguagem corporal do seu cavalo é essencial que seja efetuada uma observação geral da postura do seu delicado animal. Assim, conseguirá identificar sinais de ansiedade ou relaxamento, o segredo é observá-lo à distância e depois focar nos pormenores. Estes sinais podem manifestar-se de variadas formas.
Caso observe que o seu cavalo apresenta sintomas de ansiedade e coloca as orelhas para trás é um aviso para ter cuidado. Assim, tente compreender o que está a incomodar o seu companheiro, o mais rápido possível. Por outro lado, se estiver a conviver com um cavalo desconhecido deve redobrar os seus cuidados e manter uma distância de segura, uma vez que pela falta de ligação o cavalo pode ter uma reação exagerada.
Por fim, se o cavalo colocar as orelhas para cima ou viradas para determinada direção é sinal de que está relaxado ou curioso. Esse é o momento ideal para desfrutar do seu companheiro e estreitar a vossa ligação especial.
Este momento pode ser algo tenso. Se o seu cavalo se vira de costas para si está a transmitir que algo de muito errado se passa. Assim, este sinal alerta para perigo iminente. Nesse sentido, quando este comportamento é intencional pode indicar que o equino está prestes a realizar um movimento de defesa, vulgarmente conhecido como coise. Desse modo distancie-se e tente compreender qual a origem deste comportamento. É comum os cavalos apresentarem esta reação quando sentem dor.
Quantas vezes olhou para o seu cavalo e lhe pareceu que ele estava a sorrir? Várias, certamente. No entanto, este cómico momento esconde um significado bem diferente.
A posição do lábio superior levantado e dentes expostos indica que o cavalo está a cheirar o ar intensamente, ou seja, por algum motivo detetou feromonas no ar. Este comportamento é denominado por reflexo de Flehmen e é bastante comum em inúmeros animais.
Por outro lado, se o seu cavalo estiver muito relaxado ou a mastigar um alimento que goste muito o seu lábio inferior vai estar colocado para baixo.
Não só as posições de determinadas partes do corpo são sinais do comportamento do cavalo. Assim, os movimentos podem ser uma forma de se comunicar. Caso o seu cavalo lhe tocar levemente com a cabeça é sinónimo que lhe está a pedir alguma coisa. Talvez aquela cenoura que tem escondida no casaco!
Desse modo, se observar o seu cavalo a atirar a cabeça para trás, saiba que esta é uma postura defensiva, ou seja, é sinal de que o equino está num momento de stress e pode pisá-lo ou magoá-lo.
Quando um cavalo bate com os cascos no chão está a querer dizer-lhe que está impaciente. Contudo, se este comportamento for realizado de forma enérgica e com força pode estar associado ao momento de acasalamento dos cavalos, que ao tentarem chamar a atenção das éguas batem freneticamente com os cascos no chão.
Os comportamentos dos cavalos podem ser físicos, contudo estes sensíveis animais podem expressar o que sentem através do som. Assim, muitos dos sons que emitem têm uma mensagem associada.
Que tutor nunca ouviu o seu cavalo relinchar? Na verdade este é o som mais comum que ouvirá o seu cavalo realizar. No entanto, o relinchar pode ter diferentes significados. Muitos cavalos cumprimentam as pessoas que os rodeiam com um relinchar suave. Por outro lado, os relinchos servem para os cavalos se comuniquem à distância, como por exemplo as éguas relincham para encontrar rapidamente os seus potros. Contudo, se o tipo de relincho for intenso e alto pode ser sinal de ataque quando existe uma disputa entre dois cavalos. Também as éguas, ao sentirem-se desconfortáveis perto de um cavalo, expressam esse sentimento através do relinchar. Por fim, o relinchar pode ser um indicador de medo. Aprenda a ouvir atentamente o relinchar do seu cavalo para o compreender melhor e suprimir as suas necessidades.
Este peculiar som nada mais é do que uma respiração mais longa, normalmente está associado a um estado de relaxamento do cavalo. Assim, pode ocorrer após a ingestão de uma saborosa refeição. A maioria dos cavalos resfolgar para demonstrar a sua satisfação, não se admire se ouvir o seu cavalo resfolgar após um passeio ou uma sessão de exercícios, é sinal que está feliz!
Contudo, se identificar que o seu cavalo está a resfolgar muito alto e repetidamente tente acalmá-lo, pois este comportamento significa que se sente inseguro ou está a chamar atenção para algum perigo. Normalmente, nesta situação o resfolgar é acompanhado por uma postura corporal tensa.
Ouvir um cavalo grunhir é um ótimo sinal! Os equinos apresentam este comportamento quando estão eufóricos ou muito excitados. Assim, é natural que depois de brincar com o seu cavalo ele apresente este comportamento acompanhado de muito movimento físico. Contudo, doseie este momento porque, por ser um animal extremamente sensível, o cavalo pode irritar-se rapidamente.
Em suma, se pretende tornar-se um “encantador de cavalos” vai precisar de tempo e paciência. O comportamento dos cavalos pode ser à primeira vista um mistério, contudo com amor e atenção conseguirá compreender o seu cavalo e criar uma relação forte e mágica com o seu companheiro.