Bolas de pelo nos gatos

Bolas de pelo nos gatos

Se é tutor de um gatinho, certamente deve saber que estes animais de companhia são exímios no que toca à sua higiene. Porém, durante o processo de limpeza, é natural que ocorra a ingestão de pelo, o que consequentemente conduz à produção de bolas de pelo nos gatos . Esta realidade pode ser frequente no dia-a-dia dos felinos, contudo causa danos profundos no sistema digestivo do seu animal de companhia.
Ao longo deste artigo vamos abordar o que são bolas de pelo, quais os sintomas mais frequentes e que comportamentos adotar para a prevenção desta patologia

 

O que são as bolas de pelo nos gatos

Mas afinal o que são as bolas de pelo nos gatos? Esta condição, também designada por tricobezoares, refere-se a massas sólidas que ficam no estômago do animal de companhia. No processo de auto-limpeza o felpudo ingere uma mistura de pelos, saliva, secreções gástricas e restos de alimentos. Assim, formam-se aglomerados excessivos de pelo que se acumulam no sistema digestivo e provocam mal estar e desconforto ao seu gatinho.

 

Como se formam as bolas de pelo nos gatos

Contrariamente a outros animais de companhia, os felinos desenvolvem bolas de pelo devido aos seus hábitos de higiene. Este facto deve-se, em grande parte, à morfologia da sua língua. Nesse sentido, os gatos possuem uma língua áspera que facilita a remoção do pelo em excesso. Seguidamente os gatos ingerem o pelo, que ao longo do tempo, acumula uma grande quantidade de detritos no estômago, formando, assim, as bolas de pelo.
Geralmente esta condição não tem um motivo específico. No entanto, ocorre com maior frequência em alturas de mudança do pelo ou em raças de pelagem comprida.
Por outro lado, uma alimentação carente de fibras ou doenças que afetam o desenvolvimento do folículo do pelo, como o hipertireoidismo, podem agravar o desenvolvimento de tricobezoares.

 

Sintomas comuns

Os felinos têm propensão para a formação de bolas de pelo, porém o seu organismo está preparado para a ingestão das mesmas. O risco para a saúde ocorre quando a pelagem começa a acumular-se em excesso no sistema digestivo.
Em casos graves, esta condição pode desregular o organismo do seu patudo, originando sintomas severos, como diarreia ou prisão de ventre, podendo levar à oclusão intestinal. Nessas situações, é essencial que procure ajuda especializada, uma vez que é necessário intervenção cirúrgica para a remoção dos detritos acumulados. 

De modo a evitar o agravamento do estado do seu gatinho, existem alguns sintomas aos quais deve prestar atenção.

 

Vómitos

Uma das sintomatologias mais comuns são os vómitos regulares. É natural que ao observar as secreções do seu felino sejam visíveis as bolas de pelo.

 

Perda de apetite

Os gatinhos sujeitos a esta condição podem apresentar menos apetite ou demonstrarem menor interesse por alimentos que privilegiavam.

 

Prisão de ventre ou diarreia

Como mencionado anteriormente, em casos graves, as bolas de pelo podem causar problemas digestivos que podem causar extremo desconforto ao patudo. Na maioria dos casos, o único método de tratamento é o procedimento cirúrgico. 

 

Tosse

Caso observe uma tosse persistente e intensa no seu gatinho deve ficar alerta. Os felinos tendem a expelir as bolas de pelo, o que na grande maioria das vezes é ineficiente para eliminar as massas sólidas do estômago.

 

Letargia

Por fim, se o seu gatinho sofrer de excesso de acumulação de pelo no sistema digestivo, pode apresentar um estado letárgico e desinteresse por atividades físicas.

 

Fatores de risco para a produção de bolas de pelo nos gatos

Embora a auto-limpeza frequente seja um comportamento natural e essencial para os felpudos, pode acarretar inúmeros problemas. Assim, existem fatores que podem aumentar o risco de formação de bolas de pelo.
Deste modo, se é tutor de um gatinho persa ou Maine Coons, saiba que são mais propensos a esta condição, devido ao comprimento do  pelo.
Fatores como a falta de escovagem ou a mudança do pelo, são também fatores de risco. Nesse sentido, épocas de mudança do pelo, como primavera e outono, podem propiciar a ingestão de pelo, caso a escovagem não seja regular.
Por fim, o stress pode agravar muito este quadro clínico. Gatos expostos a altos níveis de ansiedade tendem a lamber mais o pelo, o que aumenta o risco de formação de bolas de pelo.

 

Como prevenir

Os gatinhos podem sofrer bastante com esta patologia, assim existem comportamentos e hábitos que podem melhorar o bem estar dos animais de companhia. Como tutor deve tomar algumas medidas para impedir a formação ou favorecer a eliminação das bolas de pelo.

 

Escovagem 

Este procedimento deve ser regular na rotina do seu felpudo, contudo deve reforçar esta escovagem em alturas de mudança do pelo. Evitando o excesso de acumulação e de ingestão de pelo por parte do animal de companhia.

 

 Tosquia

A tosquia é uma excelente arma contra as bolas de pelo. Este método previne a diminuição e a quantidade de pelo que o seu gato ingere. 

 

Alimentação

Uma alimentação rica em fibra ajuda a expelir o pelo acumulado do estômago do seu gatinho. É de ressalvar, que uma hidratação adequada facilita a digestão da massa sólida provocada pelas bolas de pelo.

 

Pasta de Malte

Por fim, um ótimo aliado do seu gatinho é a pasta de malte. Este produto assemelha-se muito ao mel, contudo tem um sabor mais apetitoso para o seu felino, contendo peixe, gorduras vegetais, fibra e leveduras. Nesse sentido, o principal objetivo da pasta de malte é exercer um efeito laxante, ajudando o patudo a eliminar as bolas de pelo.
Este produto pode ser ingerido três dias seguidos, sem prescrição médica. 

 

Em suma, a prevenção é a melhor forma de lidar com as bolas de pelo nos gatos. Escovar o pelo do seu bichinho regularmente e fornecer uma dieta rica em fibras, são alguns dos comportamentos a adotar na prevenção. Caso observe alguma alteração ou sintomatologia grave no seu felpudo deve procurar um médico veterinário, um diagnóstico e tratamento adequado apenas são possíveis durante uma consulta veterinária. Cuide do seu amiguinho de quatro patas com atenção e amor!