Quantas vezes já viu o seu coelhinho coçar-se? Algumas certamente, até pode ser um momento cómico devido à forma como se movimentam. Contudo este pode ser o sinal de ácaros nos coelhos.
Os coelhinhos são adoráveis roedores com uma personalidade muito dócil, porém se é tutor de um coelho ou está a pensar adotar um, existem algumas patologias e cuidados que deve ter em conta. Ao longo deste artigo vamos explorar os sintomas de ácaros nos coelhos e que cuidados deve adotar para prevenir estas patologias.
Os coelhos podem sofrer de diversas patologias dermatológicas, sendo extremamente suscetíveis a serem contaminados por ácaros externos. Assim, estes podem alojar-se em diversos locais do corpo do seu felpudo, preferencialmente nas orelhas, patas, cabeça e pescoço. Deste modo, deve avaliar recorrentemente o comportamento do seu coelhinho e prestar atenção à presença de ácaros na pele ou pelagem do seu companheiro. Existem diversos tipos de ácaros nos coelhos e saber mais sobre cada um pode ser uma ferramenta fundamental para combater estas patologias. Os ácaros, sendo aracnídeos, têm naturalmente oito patas, medem cerca de meio milímetro e encontram-se geralmente perto de zonas onde passam vasos linfáticos. Assim, é difícil que consiga identificá-los visualmente. Os veterinários identificam os diferentes tipos de ácaros pela forma e pelos locais onde se alojam no animal de companhia.
Os parasitas externos mais comuns que pode encontrar no seu felpudinho são ácaros Cheyletiella. Este tipo de ácaro apenas é observável ao microscópio, pelo que é difícil identificá-lo. O quadro sintomatológico caracteriza-se por perda de pelo com descamação sobre o lombo, pode ou não apresentar comichão. Assim, o tratamento mais eficaz passa pela aplicação de uma dose de ivermectina, administrada via oral ou injetável. Contudo, é essencial que acompanhe este tratamento com uma desinfeção nas áreas afetadas para eliminar os ovos dos parasitas.
Os ácaros nas orelhas podem trazer muito incómodo ao seu coelhinho. Conhecidos como Psoroptes Cuniculi, provocam a designada sarna das orelhas. Neste caso, pode observar uma secreção castanha com crosta nos ouvidos do seu companheiro. Além disso, esta patologia causa comichão excessiva o que pode provocar movimentos constantes da cabeça do coelho ou comportamentos físicos irregulares, como orelhas caídas. Tal como o tipo de ácaros anterior, o tratamento dos Psoroptes Cuniculi é realizado através de ivermectina. Por fim, aconselhamos que caso o seu coelhinho apresente estes sintomas, não limpe as crostas presentes nos ouvidos, esse procedimento é muito doloroso e desnecessário, uma vez que as crostas desaparecem após o tratamento.
Estes ácaros apresentam comportamentos diferentes consoante o seu género. Assim, no caso de ácaros machos, deslocam-se apenas em cima da pele, já as fêmeas penetram as camadas superiores da pele e depositam os seus ovos. Este tipo de ácaros podem causar dermatites ou convulsões, que sem tratamento adequado podem ser fatais.
Também conhecido como ácaro da colheita, este parasita aloja-se em todos os mamíferos domésticos. As infeções por este tipo de ácaros aumentam, substancialmente todos os anos, entre os meses de junho e outubro. Os sintomas mais comuns são comichão, perda de pelo e em casos mais avançados, erupções cutâneas graves.
Os ácaros não são os únicos parasitas externos que afetam a saúde do seu coelhinho, as pulgas e os piolhos são também, um inimigo contra o bem estar do seu felpudo. Estes insetos, sem asas e muito pequenos, podem ser identificados facilmente. Ficam alojados sobre o pelo e depositam ovos alongados, provocam pequenas abrasões na pele do coelhinho e alimentando-se dos fluidos. Contudo os animais de companhia podem não apresentar sintomas numa fase inicial da contaminação. Neste caso só com o tempo e com o aumento do número de parasitas é que começam a surgir os sintomas. Assim, é natural que ao longo do tempo o seu coelho comece a apresentar comichão intensa, descamação e perda moderada do pelo. Esta patologia é bastante contagiosa entre animais, pelo que quando identificar sinais deve administrar produtos desparasitantes, como por exemplo sprays ou champôs.
Podem existir diversas causas para o aparecimento de ácaros nos coelhos. Estes parasitas proliferam muito rapidamente entre animais. Além disso, existem diversos tipos de ácaros que sobrevivem vários dias em objetos ou superfícies. Assim, se o seu coelhinho estiver em contacto com outros animais, o risco de ser infetado é bastante elevado,pelo que deve redobrar a sua atenção.
Um diagnóstico correto e viável apenas é possível com uma visita ao médico veterinário. Nesta consulta o especialista recolhe informações sobre o estilo de vida do seu coelho, tipo de alimentação, entre outros aspectos. Em seguida, mede os indicadores vitais, como temperatura ou pulsação e por fim observa cuidadosamente o estado do pelo e da pele do seu felpudo. Normalmente a observação é efetuada com uma lupa, desta forma o médico veterinário consegue visualizar os ácaros que se movem na pele ou pelo. Contudo, pode ser necessário uma análise mais profunda, através de uma raspagem cutânea. Este procedimento é simples e indolor. Após a observação da amostra o médico veterinário consegue extrair a informação necessária para prescrever a terapêutica mais indicada e eficaz para cada caso.
Agora que já abordamos os tipos de ácaros que podem afetar o seu companheiro, apresentamos algumas dicas que pode realizar no seu dia-a-dia para prevenir o aparecimento de ácaros nos coelhos:
-Controle regularmente o pelo, as orelhas e os ouvidos do seu felpudo;
-Mude regularmente o feno da gaiola do seu coelhinho;
-Se adotou um coelho recentemente realize uma desparasitação para se certificar que elimina todos os ácaros existentes;
-Limpe e desinfete frequentemente a gaiola e todos os objetos utilizados pelo seu companheiro.
Em suma, os ácaros nos coelhos são uma patologia muito comum que pode ter diversas causas e origens. Deste modo, basta que adote simples comportamentos no seu quotidiano para prevenir o desenvolvimento destes parasitas. O seu cuidado e atenção são o segredo para a felicidade do seu amigo orelhudo!